2º via do cartão Cidadão oferecido pela Caixa: aprenda como e porque pode ser necessário solicitar

A solicitação da segunda via do cartão Cidadão disponibilizado pela Caixa será necessário quando o indivíduo tiver o seu cartão roubado ou perdido, assim um novo cartão será emitido para que o beneficiário continue a utilizar normalmente os benefícios que são disponibilizados através do cartão.

É importante que você saiba que caso passe por alguma dessas situações, de perda ou roubo do seu cartão Cidadão, é necessário que você faça a solicitação da segunda via, até porque é um processo simples e sem burocracias, que pode evitar que você tenha problemas futuramente.

Para que você faça a solicitação e não tenha dúvidas nesse momento, vamos te ajudar em todo o processo para pedir a 2º via do seu cartão!

Alguma taxa é cobrada para solicitação da 2º via?

Esse tipo de serviço é disponibilizado pelas agências da Caixa sem a necessidade de realizar o pagamento de qualquer taxa, tudo de forma gratuita para que o beneficiário peça uma nova guia para ter o seu cartão Cidadão novamente.

Você poderá fazer todo o processo de solicitação indo a uma das agências Caixa mais próxima de você, ou ainda poderá pedir através das centrais de atendimento.

Tanto para adquirir o seu cartão pela primeira vez ou para solicitar a segunda via, o beneficiário poderá ir a uma das Agências da Caixa de sua escolha ou mais próxima para realizar todo o processo.

Será necessário então comparecer a uma das agências da instituição com seus documentos pessoais em mãos, sendo eles, a carteira de identidade ou qualquer outro documento com foto, a carteira de trabalho e o CPF (caso ele não seja informado nos outros documentos que são solicitados).

Outra possibilidade para que o beneficiário solicite a segunda via do seu cartão da Caixa, é entrando em contato nas centrais de atendimento, assim você poderá pedir o seu cartão com mais comodidade, sem necessidade de se deslocar a uma das agências, e bem fácil, onde algumas informações serão pedidas, sendo a primeira delas que o solicitado e titular do cartão informe os números referentes ao PIS ou PASEP.

Além disso, para dar prosseguimento ao processo de solicitação, outras informações referentes aos seus dados e documentos pessoais deverão ser passadas ao atendente.

É importante que você saiba que a Caixa não oferece a possibilidade aos usuários do cartão de fazer a solicitação da segunda via do através da internet, mesmo que grande parte dos beneficiários busque essa alternativa.

Por isso fique atento, pois a solicitação da primeira ou segunda via do seu cartão só poderá ser feitas através de uma das agências da Caixa ou pelo telefone das Centrais de Atendimento.

O seu atendimento para solicitar a primeira ou segunda via do cartão da Caixa poderá ser feito das 10 horas às 18 horas, não podendo ser realizado em horários diferentes.

Após a solicitação, com quantos dias terei o meu cartão Cidadão em mãos?

Após todo o processo de solicitação, o cartão normalmente demora aproximadamente 15 dias para chegar ao beneficiário.

Faço a retirada do cartão Cidadão em uma das agências Caixa ou ele chegará direto no meu endereço residencial?

A Caixa oferece aos usuários escolher a melhor opção para eles, podendo decidir entre retirar o cartão Cidadão em uma das agências ou o envio direto para a residência do beneficiário.

Mas afinal, o que é o Cartão Cidadão e como ele realmente funciona?

O cartão Cidadão é uma ferramenta muito importante na vida de milhares de trabalhadores do país, sendo possível se beneficiar de serviços que são oferecidos pelo Governo Federal através de auxílios que são administrados pelas agências da Caixa.

É um modelo de cartão disponibilizado para determinadas pessoas, como para aquelas que possuem o FGTS, Abono Salarial, para quem recebe o seguro-desemprego e para quem tem rendimentos do PIS a receber.

Esse cartão foi criado como forma de facilitar a vida de milhares de trabalhadores, que não precisarão mais passar por filas e esperar horas para a hora do seu atendimento, sendo permitido sacar qualquer um desses benefícios através do caixa eletrônico das agências da estatal.

É importante lembrar que existe uma grande diferença entre o cartão Cidadão e os cartões que são disponibilizados para quem possui conta corrente na Caixa, pois cada um deles apresenta serviços e produtos diferentes a serem oferecidos.

Quem pode solicitar?

Grande parte dos trabalhadores brasileiros tem o direito de ter o seu cartão Cidadão, principalmente quem trabalha com carteira assinada, mas qualquer indivíduo que contribua com os programas ou que pode sacar alguma forma de benefício, tem o direito à aquisição do cartão.

Caso você já seja correntista do banco fica mais fácil, pois não necessariamente precisará do cartão Cidadão para receber os benefícios que são de direito seu.

Mas, pode ser que adquirir o cartão Cidadão seja uma boa complementação, pela grande quantidade de benefícios que são disponibilizados pelo Governo Federal através da Caixa.

Agora você já sabe como fazer para solicitar a segunda via do seu cartão Cidadão caso necessário, assim você evita o acontecimento de problemas futuros e consegue fazer tudo bem rapidinho!