Leasing de carros- saiba como funciona e como solicitar o leasing de veículos

Saiba como funciona o leasing de carros e tire todas as dúvidas que são muito freqüentes sobre essa opção de compra de veículo. Veja se você pode vender o carro antes de pagar completamente o empréstimo.

Atualmente não é tão freqüente e comum no Brasil as pessoas comprarem um veículo através do leasing, mas dependendo da sua condição financeira ele pode ser melhor do que o tradicional financiamento de veículo, e por isso, muitas instituições ainda oferecem esse tipo de crédito.

Por determinado período de tempo que é estabelecido pela empresa é como se você tivesse alugado um carro, mas quando esse prazo acabar, estará disponibilizado para o cliente a compra do carro que foi utilizado por ele, assim funciona o leasing.

Leasing de veículo- entenda como funciona!

Resultado de imagem para leasing de veiculos

No leasing, que também é conhecido como arrendamento mercantil, o banco estabelece um prazo para que o veículo esteja como se fosse alugado, mas quando ele chegar ao fim, o cliente terá a alternativa de realizar a compra do carro que foi utilizado. Nessa modalidade de crédito, o carro permanece em nome do banco até que seja realizada a quitação total da dívida, e isso não permite que ele seja vendido antes que o pagamento completo seja efetuado. Contratando o leasing, você pagará mensalmente uma parcela de valor determinado pelo banco, para que você tenha posse e o direito de utilizar o veículo.

O leasing não é considerado como um tipo e opção de financiamento, uma vez que ele apresenta suas próprias regras, mas, caso no final do contrato você decida realizar a compra o veículo, de fato ele será financiado através do leasing.

O banco estabelece um prazo de 2 anos (24 meses) como o tempo limite para a locação do veículo. Se você decidir comprar o carro e já começar a pagar as parcelas antes do fim do contrato, você sairá do leasing e o veículo será passado pro seu nome. O que é bem melhor!

Quando posso pegar o veículo utilizando o leasing?

Mesmo o carro estando em nome do banco, e sendo de posse e propriedade dele, você pode pegar o veículo na hora que contratar e já começar a efetuar o pagamento das parcelas que forem feitas. Pelo fato de o veículo permanecer em nome do banco, em caso de não pagamento do leasing o banco pode pegar o carro de volta, portanto, sempre efetue o pagamento em dias, antes da data de vencimento de cada parcela.

Pra quem ele realmente compensa?

O financiamento de veículos exige que seja paga uma entrada referente ao valor do carro, e o leasing é uma opção para quem não tem condições de pagar a entrada que é solicitada em um financiamento, uma vez que o valor total do veículo pode ser financiado.

Leasing ou Financiamento de veículo- qual devo contratar?

O leasing durante muito tempo saiu mais em conta do que o financiamento em sí, e uma das causas estão nas taxas que são cobradas, sendo que o leasing não compra o IOF, o que o torna mais barato. Mas, em determinados períodos esse imposto pode ser diminuído, ou ainda não ser cobrado pelo Governo, e isso faz com que o leasing não seja a melhor opção.

Com o leasing o carro tem que ficar em nome do banco e não pode ser vendido até que seja realizado o quitação total da dívida, e isso faz com que financiar o seu veículo com o banco seja uma opção melhor.

Consórcio

Outra opção para que você compre o seu veículo é o consórcio, onde mensalmente você pagará parcelas que correspondem à carta de crédito do seu carro. Nessa modalidade, as taxas de juros são menores do que em um financiamento, mas o carro só poderá ser comprado quando o cliente for sorteado, e isso demanda tempo. Apesar das taxas de juros serem menores, a empresa cobra uma tarifa referente à administração do seu consórcio.