Conheça as taxas que podem ser cobradas pelo banco pelo uso do seu cartão de crédito

Saiba quais as tarifas podem ser cobradas pelos bancos para que você utilize os serviços oferecidos por eles através do seu cartão de crédito.

Com o cartão de crédito você consegue parcelar suas compras de forma facilitada, porém, os bancos cobram taxas para permitir que você utilize o seu cartão.

Conhecer as taxas cobradas pelos bancos é de grande importância para que você controle o seu orçamento, pois elas podem fazer com que os gastos que deverão ser pagos na sua fatura sejam aumentados.

Taxa paga de forma anual

Para cobrir os gastos do uso dos cartões de crédito, os bancos cobram a taxa de anuidade, também conhecida como taxa de manutenção. Atualmente existem algumas opções de cartões que não cobram taxa anual, o que pode ser uma boa opção para você. Você pode comparar a taxa de anuidade dos demais cartões para saber se a do seu está com valor satisfatório.

Normalmente, quanto mais vantagens forem oferecidas pelo seu cartão, maior será a taxa de anuidade cobrada por ele. Por isso, veja se no final você não estará pagando a mais pelos “benefícios” oferecidos.

Caso você seja cliente do banco a muito tempo, poderá conversar com o gerente para tentar anular a tarifa. Caso o seu cartão de crédito seja internacional, e você não utilize para fins exclusivos, solicite um que seja nacional, pois normalmente eles apresentam taxa de anuidade com valores menores.

Pedido da segunda via do cartão

Caso o seu cartão de crédito seja perdido ou roubado uma determinada taxa é cobrada para emissão da segunda via. Se o cartão apresentar problemas ou falhas, você não será cobrado por isso, por constituir perda por responsabilidade da instituição.

Saque

Quando você saca dinheiro utilizando o cartão de crédito, certa tarifa é cobrada por essa transação. Por ser avaliado como um empréstimo, essa operação ainda irá gerar juros na sua fatura.

Pagamentos de contas realizados com o cartão de crédito

Determinados cartões possibilitam o pagamento de contas como, água e luz, além de permitir a realização do pagamento de outras faturas, mas isso é permitido com a cobrança de certa taxa que muitas vezes pode não compensar. O valor da tarifa cobrada por essa transação dependerá do banco que emitiu o cartão.

Mudança com urgência do crédito máximo

Caso você queira ou necessite realizar uma compra com valor maior do que o seu limite de crédito, o banco poderá avaliar se permite ou não que a transação seja realizada. Mas para isso, determinada taxa será aplicada.