Saiba escolher entre financiar ou entrar em um consórcio de carro! Veja as vantagens de cada um e escolha a melhor opção para você!

Atualmente ter um carro vai muito além de desejo, sendo que muitas pessoas o utilizam por necessidade, e até mesmo como uma fonte de renda. Na hora de escolher a melhor forma de adquirir o seu veículo pode surgir uma grande dúvida, uma vez que nem sempre é possível comprar e realizar o pagamento à vista.  As formas de pagamento para comprar o carro dos seus sonhos não são as mais fáceis, mais saiba que é possível através de um financiamento ou de um consórcio.

Consórcio: como funciona?

Resultado de imagem para financiamento de carro

A empresa que oferece essa opção monta um grupo onde estarão várias pessoas com o mesmo interesse, o de adquirir um bem. Após o grupo ficar completo com o número de pessoas necessárias, serão realizados sorteios mensalmente. Cada participante deverá pagar a parcela mensal que foi definida no momento da contratação, durante todo o período de vigência do consórcio.

Os valores pagos mensalmente funcionarão como uma reserva para garantir que todos os participantes realizem a compra do seu bem.

Como o pagamento do veículo é realizado à vista, o consórcio não cobra taxas de juros, sendo essa uma das suas maiores vantagens. E então, através dos sorteios mensais, um participante será sorteado para pegar o seu veículo.

Pontos Positivos do consórcio

  • O pagamento é realizado em um prazo extenso
  • Não são aplicadas taxas de juros
  • Não é necessário que seja dado um valor de entrada, como na maioria dos financiamentos
  • A cada mês, através dos sorteios um participante de cada grupo será contemplado
  • Você consegue comprar o seu veículo à vista utilizando a carta de crédito
  • Permite que você tenha um controle maior das suas finanças

Consórcio para negativados: é possível?

Se o consórcio que você deseja participar for realizado pelo banco, na maioria das vezes não será aceita a participação. Porém, existe a possibilidade de realizar com um vendedor que não esteja vinculado ao banco, e assim será possível contratar um consórcio. A grande diferença é que normalmente os empréstimos que são disponibilizados para quem tem alguma restrição no nome e CPF apresentam taxas de juros bem altas quando comparado com o financiamento.

Financiamento

Resultado de imagem para financiamento de carro

O financiamento é uma opção de crédito bem conhecida em todo o país, onde o banco efetua o pagamento à vista para o vendedor do bem que você deseja adquirir, e mensalmente você paga ao banco o valor das parcelas, com juros. Trata-se de uma modalidade de crédito, e por isso, não é tão fácil de ser contratado, uma vez que você terá que provar que tem condições de realizar o pagamento posteriormente.

Pontos Positivos do financiamento

  • Você consegue adquirir o seu bem imediatamente
  • Existe a possibilidade de negociação com a empresa
  • As parcelas podem ter seu valor abatido

Documentação necessária para solicitar um financiamento

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Documento que comprove sua renda

O documento necessário para comprovar renda dependerá de cada situação, sendo que é solicitado documentos específicos para quem é aposentado, trabalhador autônomo, assalariado ou produtores rurais.

Para divorciados, a certidão de casamento averbada deverá ser apresentada.

Para decidir a melhor alternativa, é recomendado que você pesquise várias opções disponíveis no mercado, para que você escolha a que mais atende às suas necessidades e a que cabe no seu bolso.