Empréstimo feito pela internet- posso solicitar com segurança?

Os empréstimos realizados pela web trouxeram uma grande facilidade para quem quer solicitar um crédito pessoal, uma vez que, tentar contratar um empréstimo sempre foi muito complicado, o que acabava gerando dúvida nas pessoas. Mas agora, a dúvida é em relação à segurança ao realizar um empréstimo online, se ele realmente é confiável. Mostraremos se o empréstimo feito através da internet pode ser realizado de maneira segura, confira.

Vantagens

A principal vantagem oferecida por empréstimos realizados através da internet, é que você consegue fazer tudo de forma fácil e rápida através dos sites, sem precisar sair de casa, além de ser bem prático.

Além disso, você pode acabar pagando taxas de juros bem menores ao realizar um empréstimo online. Não é porque é super simples e prático que também será mais caro! Isso é possível porque os custos que uma empresa online apresenta são bem menores do que os bancos tradicionais, o que permite que eles cobrem tarifas mais baixas, possibilitando realizar um empréstimo de forma mais barata.

Outra vantagem ao se realizar um empréstimo pela web é que eles trabalham de forma transparente, informando de forma clara quais serão os juros e tarifas que serão cobradas pelo empréstimo que será realizado. Já nos bancos tradicionais existe toda aquela papelada que você tem que assinar, é lá estão informadas as taxas que serão cobradas, mas, quem lê? Praticamente ninguém.

Os créditos online entraram no mercado para disputar o seu lugar, e trabalhando com tanta transparência, informando tudo que o cliente precisa saber, e todos os valores que serão pagos, eles vem a cada dia mais ocupando seu espaço.

Eles são confiáveis?

As empresas que disponibilizam os empréstimos através da internet são correspondentes bancárias autorizadas e liberadas pelo Banco Central, sendo conhecidas como Fintechs. Cada uma das Fintechs contará com o apoio e ajuda de pelo menos uma instituição financeira, que funcionará como base para realização dos empréstimos, que também é autorizada pelo BC.

Para saber se você realmente pode confiar na empresa que oferece o empréstimo que deseja fazer, você pode verificar se ela realmente é autorizada pelo Banco Central, através do site do banco. Fique atento ao nome da empresa, que aparecerá no rodapé do site, porque muitas utilizam o nome fantasia da instituição, por isso confira esse nome para buscar no site do Banco Central.

No rodapé do site da empresa, também estará disponível de quem ela é correspondente bancária, além de várias outras informações. Você ainda pode analisar e verificar se tem um cadeado na barra de endereços que é um certificado de segurança que faz com que suas informações sejam protegidas ao utilizar o site.

Além disso, você ainda pode procurar em sites de reclamações o que as pessoas estão falando da empresa, e como ela é avaliada. O maior site de reclamações do país é o Reclame Aqui, e você poderá utilizá-lo para obter mais informações sobre a empresa correspondente. O site da Proteste também estará disponível para que você conheça melhor a empresa.

Evite fraudes!

Tome cuidado com empresas que solicitam depósitos de forma antecipada para liberar o empréstimo.

Nunca informe suas senhas, porque elas são utilizadas para realizar compras e liberar operações nos aplicativos, e caso seja um golpe, você poderá ter muitos prejuízos caso informe sua senha de transação. Alguma empresas solicitam que você vincule a sua conta bancária através do app de forma que eles consigam analisar sua vida financeira, para que eles tenham mais facilidade na hora de aprovar e determinar as taxas de juros que serão aplicadas sobre o seu empréstimo. Mas, a única senha que pode ser solicitada por uma empresa séria, é para ter acesso ao internet banking.

Fique atento com empresas que insistem muito e ficam forçando para que você feche negócio com eles, saiba que empresas sérias não fazem isso, elas apenas são prestativas no que você precisar.

Muitas empresas oferecem empréstimo para negativados e sem a necessidade de comprovação da renda, mas tome muito cuidado com instituições que não se importam com o valor que você ganha e com o histórico de inadimplência, pois mesmo que seja liberado independendo da renda e de ser negativado, elas fazem isso de maneira consciente.

Assim, você já sabe como proceder em caso de dúvida se a empresa prestadora do serviço é realmente de confiança. Mas, em geral, os empréstimos online são seguros e trazem uma ótima opção de crédito para quem quer solicitar um empréstimo. Aqui no site estão disponíveis vários opções de empréstimos realizados pela internet, para que você escolha o que mais se encaixa no seu perfil.