Dígitos do cartão de crédito: entenda cada um deles

Veja como funcionam os números presentes no cartão de crédito e onde estão os dados solicitados na hora de realizar sua compra pela internet.

Na hora de pedir um cartão de crédito, é importante buscar informações como, por exemplo, as tarifas que são cobradas pelo banco, como poderá ser realizado o pagamento da fatura caso você não tenha o dinheiro total para pagá-la, bem como o funcionamento do cartão que você irá solicitar. Os números presentes no cartão também devem ser compreendidos, assim como as marcações que existem nele, isso porque na hora de realizar suas compras pela internet você vai precisar saber o que são cada um deles. Compre pela internet sem dúvidas! Mostraremos o que são e o como funcionam os números disponíveis no seu cartão de crédito.                                   

Entenda os dígitos e informações presentes no seu cartão de crédito

Independente da bandeira e do banco onde foi realizado o seu cartão, todos eles obedecem a um mesmo padrão.

1-  Algarismo que identificam o seu cartão de crédito

Se tratam dos números presentes no seu cartão de crédito que irão identitica-lo. Todos os cartões de crédito possuem 16 números que na maioria das vezes ficam na parte anterior do cartão, mas também existem aqueles em que os dígitos estão presentes na parte posterior.

Todos os cartões apresentam códigos diferentes, de forma que eles nunca terão a mesma numeração.

Atualmente alguns bancos estão disponibilizando cartões de crédito virtual, que são ideais para realização de compra online. Você consegue visualizar a imagem do cartão através do aplicativo do banco ou pela internet. Estes apresentam numeração diferente das outras, sendo que a cada compra realizada com ele os números são modificados. Isso dificulta a ocorrência de clonagem dos cartões de forma a deixar as compras realizadas pela internet com maior segurança.

2-  Nome do solicitante do cartão

O nome presente no cartão corresponde ao titular do mesmo, e devem ser copiados da mesma maneira, com abreviações caso haja, na hora de informar seu nome para realizar transações online.

3-  Tempo de validade do cartão

Quando a data do seu cartão de crédito expirar, é necessário solicitar outro ao banco, pois ele não poderá mais ser utilizado. Alguns bancos costumam mandar um novo cartão próximo à data de vencimento do seu, mesmo sem solicitação.

4-  Bandeira disponível no cartão

A bandeira do cartão corresponde à corporação a que ele pertence, podendo ser Visa, Mastercad, Elo, entre outras várias bandeiras existentes.

5- Conta bancária e Agência bancária  

Se o seu cartão não for de crédito, ele apresentará ainda uma numeração que corresponde à agência e conta bancária a que ele pertence, que poderá estar impresso na parte anterior ou posterior do cartão, dependendo do banco emissor.

6- Número de segurança

O código de segurança do cartão é constituído de três dígitos, que não podem ser lidos pela leitura magnética. Nas compras realizadas pela internet, sempre é solicitado a colocação do mesmo, por ele só ser reconhecido de forma digitada. O conjunto de números torna o cartão válido e faz com que as compras online sejam autorizadas. Por isso é importante que somente você saiba o código de segurança do seu cartão.