4 vieses presentes na tomada de decisões do investidor

Quando estamos buscando o caminho mais favorável para seguir, temos incessantemente que tomarmos escolhas, tanto financeiras, quanto de outros assuntos. Buscamos informações e recursos que possam enrijecer e facilitar nosso planejamento financeiro.

Como posso ser um investidor cheio de conquistas?

Os vieses são empregados para estudar todas as escolhas financeiras dos investidores. Quando estamos perante a decisões e estratégias financeiras, para alcançar respostas mais fáceis e instantâneas, nosso cérebro cria atalhos baseados em emoções, e isso, na maioria das vezes, faz com que as pessoas cometam erros graves.

Vieses comportamentais:

Viés da confirmação

Esse viés se dá porque sempre confiamos no que já conhecemos. Carateriza-se por termos a tendência de absorver informações com base nas nossas próprias ideologias, por exemplo, há um estudos novo sobre o assunto x, só que já temos tanta certeza que o que já dominamos é o certo, o verdadeiro, que não damos espaço para o novo entrar em nossos ideais. Sendo assim, se torna corriqueira a busca só por informações que confirmem nossas opiniões.

Viés da ancoragem

Esse viés faz com que na tomada de decisões e na formulação de estimativas, uma primeira informação tenha muito mais peso que uma nova, mesmo que as duas não tenham nada em comum. Por exemplo, João, que é um investidor que costuma tomar decisões por impulso, viu uma ação de uma empresa A por R$ 80,00, já na empresa B é de R$ 50,00, automaticamente já julga a empresa B como a melhor para o investimento devido ao seu valor mais baixo, mesmo que as duas empresas não se correlacionem entre si.

Falácia do jogador

Esse viés nos faz “calcular” a probabilidade de alguma coisa não acontecer de novo, é uma falha de entender que uma estatística independe da outra. Temos por exemplo um jogo, você têm duas cartas nesse jogo, a vermelha e a verde, o objetivo é tirar a carta vermelha mais vezes que a verde. Nas primeiras tentativas você tira verde em todas, isso te faz calcular que há mais de 50% de chance de tirar a vermelha na próxima vez, visto que, a verde já veio “demais”.

Autoconfiança excessiva

Este viés está completamente interligado ao de confirmação, você tende a confiar de forma excessiva apenas em suas convicções, conhecimentos e opiniões. Superestima também a sua capacidade de tomar decisões completamente sozinho.

Veja mais:

Obedeça seu perfil.