Quero ganhar dinheiro a longo prazo, qual o melhor investimento?

É fundamental que antes de investir você conheça o seu perfil de investidor e faça um bom planejamento da sua vida financeira!

É extremamente comum que muitas pessoas sintam medo e ansiedade na hora de começar a realizar os seus investimentos, até porque o que todos procuram é uma forma descomplicada de aumentar o seu capital, e que isso ocorra o mais rápido possível. Mas, se você tiver em mente quais são as suas metas e objetivos para o futuro todo esse processo se torna mais fácil, e esses sentimentos poderão ser evitados.

Por que devo guardar dinheiro?

Se muitas pessoas que você conhece realizam investimentos e ganham dinheiro dessa forma, e esse foi o grande motivo que te incentivou a buscar formas de investir, é muito importante que você saiba que isso não ocorre com todo mundo, e isso não significa que o mesmo acontecerá com você.

Planos futuros, envolvendo finanças ou não, é algo particular e que faz parte de cada um, algo totalmente pessoal que varia de acordo com o perfil de cada indivíduo. A escolha que você fizer entre os diversos tipos de aplicações financeiras, têm de ser fundamentadas pelo seu perfil.

Por isso é importante que você pense no objetivo desse investimento, e quais são as metas estabelecidas para guardar o dinheiro, sendo que os motivos podem ser vários, como comprar um apartamento, fazer um intercâmbio, fazer faculdade no exterior ou até mesmo para conquistar a tão desejada independência financeira, isso dependerá do que você busca para a sua vida.

Dependendo do seu objetivo é importante que você saiba que existem prazos para que eles aconteçam, alguns demandam mais tempo, outros, menos. Existem planos com prazos diferentes, e a partir do momento que você souber identificá-los, reconhecerá o momento certo que seu planejamento precisa ser reajustado.

Avalie o seu perfil e saiba escolher o que será melhor para você!

Para que você saiba definir qual o tipo de investidor você é, foi criada uma ferramenta que as instituições financeiras usam para auxiliar na identificação de cada tipo de perfil, a API. E para ficar ainda mais claro, esses perfis foram definidos em três. Confira e descubra qual é o seu:

  • Conservador: são aquelas pessoas que sempre busca por investimentos seguros, e prezam em primeiro lugar a segurança do seu capital. O mais indicado então são os investimentos que apresentam menos riscos, por isso, procura sempre por produtos de Renda Fixa para começar as aplicações;
  • Moderado: esse perfil também procura por investimentos seguros, mas também está sempre ligado em ganhos de longo prazo, dando uma diversificada moderada em seus recursos;
  • Arrojado: esse perfil é o de quem está sempre com maior disposição para enfrentar riscos de investimentos e ganhar mais no futuro. Para garantir a proteção dos seus bens, esse consumidor sempre assegura uma parcela dos investimentos em Renda Fixa. Entretanto, também conduz seus investimentos em Renda Variável, como ações e fundos de ações, que podem garantir uma lucratividade maior do que os investimentos de Renda Fixa.

Vale ressaltar que investimentos que oferecem maior segurança, como no caso dos investimentos em Renda Fixa, possuem uma lucratividade menor, já os que apresentam riscos maiores normalmente permitem que você lucre bem mais, mas o que definirá essa escolha será o seu perfil de investidor e aquilo que você busca na sua vida financeira.

Você busca estratégia ou produto?

É importante que você tenha precisão quanto aos seus objetivos e saiba quais são os riscos que você está disposto a correr, assim será possível diversificar e fragmentar os investimentos de forma estratégica e menos voltada à rentabilidade de produtos específicos, podendo melhorar o desempenho do seus investimentos através das várias formas de investir.

Vale lembrar que, a estratégia escolhida pode precisar de realocação de acordo com a forma que o mercado se encontra em determinado momento. Sempre que puder, busque a saúde das suas finanças traçando novas estratégias.

Lembre-se sempre que a sua qualidade de vida pro futuro depende fortemente do planejamento que você faz hoje, por isso, para viver conforme os seus objetivos e da forma que sempre sonhou, é necessário o planejamento adequado para sua vida financeira!