Evite adiar para tomar suas decisões!

Adiar as decisões vinculadas com sua vida financeira podem trazer grandes conseqüências, por isso, comece a pensar em investir o seu dinheiro e garantir um futuro melhor!

A maioria das pessoas crescem ouvindo a importância de guardar dinheiro, poupar e não sair gastando tudo que tem e até mesmo o que não tem. Muitos têm o costume de dizer que “dinheiro dentro de casa perde o valor”, o que indica a importância de você investir o seu dinheiro para não deixá-lo parado, e melhor, para fazer com que ele renda e te traga uma lucratividade maior, até porque deixar ele guardado em casa não te trará nada disso! Infelizmente boa parte das pessoas deixam isso só na teoria, porque na prática e na hora de realizar o investimento não funciona assim, e muitos acabam adiando a decisão de aplicar o seu dinheiro.

O fato de demorar para tomar decisões e sempre adiar momentos na sua vida, podem fazer com que você perca grandes oportunidades, e pode ser que algumas delas não voltem mais, por isso, é necessário mudanças quanto ao seu comportamento e que você tome as suas decisões com segurança mas sem demorar.

O que faz com que as pessoas adiem na hora de tomar as decisões vinculadas com os investimentos, são diversos pretextos, ou melhor, uma série de desculpas. Para que você saiba definir e analise se você se identifica com alguma delas, vamos dar alguns exemplos, e se você se encaixar aqui já comece a pensar em mudança de hábitos:

  • O “Não preciso investir agora, sou muito novo”: quanto antes você começar a separar parte da sua grana para investir, melhor será. Assim, você estará evitando dores de cabeça futura, além de conseguir uma aposentadoria melhor que pode te deixar tranqüilo no momento em que mais irá precisar.
  • “Só consegue investir quem tem muito dinheiro”: na maioria das vezes, o que importa é se você aplica o seu dinheiro com freqüência, não a quantia que investe quando for fazer a aplicação. O esforço parece diminuir e o resultado melhora quando você consegue investir sempre, mas claro, com intervalos que devem ser definidos de forma precisa.
  • “Agora é uma péssima hora para começar a investir”: o que pode indicar um bom momento para começar o investimento, é a volatilidade que deixam os papéis da bolsa de valores em baixa. Se estiver incerto, é bom pedir ajudar. É válido buscar outras alternativas caso o mercado de ações seja “demais” para o quanto você correria riscos, de acordo com seu perfil. Conforme o seu perfil de investidor você poderá estabelecer quais opções de investimentos podem ser feitos por você, sem que haja preocupações maiores. E lembre-se: o que importa é não deixar o seu dinheiro parado.

As conseqüências da procrastinação

Quanto mais você “deixa para depois o que pode fazer hoje” e adia sua determinação de começar a investir seu dinheiro em planos futuros, mais dores de cabeça virão, tendo em vista que, é necessário um valor mensal cada vez maior para garantir uma aposentadoria saudável e mais tranqüila.

Além disso, demorar para começar os investimentos faz com que você perca lucros que poderiam aparecer, pois investindo muito tarde você perde toda a ousadia e coragem que tem uma pessoa mais jovem com a vida toda a ser vivida. E não só isso, quanto mais tempo você demorar para realizar os seus investimentos, todo o rendimento que o seu dinheiro poderia estar tendo e a lucratividade gerada, é deixado de lado, o que faz com que os “lucros” que você terá no final sejam menores.

No mercado acionário, por exemplo, é necessário que tenha conhecimento se o mercado está em alta ou não, e dependendo, se você adiar a decisão de comprar suas ações, poderá encontrar valores bem mais altos quando realmente decidir realizar a compra.

Um dos fatores que influencia grandemente na hora de tomar decisões, quando falamos da nossa vida financeira, é a questão emocional que pode fazer com que adiamos ou mesmo que tomemos decisões erradas. A ansiedade acomete a maioria das pessoas no momento de investir o seu dinheiro, e ela pode gerar certa confusão e fazer com que você não avalie bem na hora de escolher qual a melhor forma de investir, por isso, sempre busque combater esse sentimento, e sinta-se livre para tomar as decisões corretas.

Reflita tudo que falamos aqui e comece agora a pensar no que você deseja para seu futuro, e para ter uma aposentadoria mais tranqüila, já comece a pensar em como investir o seu dinheiro!

Veja mais:

O investidor e seu comportamento.