Obedeça seu perfil na hora de investir o seu dinheiro!

Avalie o seu perfil de investidor e saiba como escolher o melhor destino e aplicação para o seu dinheiro!

Existem três tipos de perfis de risco no setor financeiro, e saber quais são e em qual deles você se encaixa é tão importante quanto conhecer os tipos de investimos presentes no mercado. Independente do seu perfil, seja ele conservador, moderado ou agressivo, você deve optar pelo tipo de investimento que mais combina com seus objetivos e com o que você busca para o seu futuro.

O primeiro ponto que precisamos conhecer está ligado à rentabilidade de cada investimento, por exemplo, os que possuem mais riscos, comparados com os menos arriscados, concedem mais ganhos para o investidor, entretanto, se tiverem perdas elas também serão maiores. Por isso é importante que você avalie qual o seu perfil de investidor, e defina quais os riscos está disposto a correr, lembrando que quando mais segurança você tiver com o seu investimento, menor a rentabilidade, e vise versa.

Conheça os perfis de investidor e defina em qual deles você se encaixa

Dentro do mercado financeiro é estabelecidos três tipos de perfis que você poderá analisar para encontrar o seu!

O investidor com perfil conservador procura por investimentos com retorno de médio até longo prazo. As aplicações procuradas são as que possuem maior segurança e não existe pressa para captar os lucros obtidos. Já com as perdas, é necessário que elas não existam, se vierem a existir, têm de ser as menores possíveis para serem admissíveis.

Existe também o perfil do tipo agressivo, e são aqueles investidores que estão dispostos a se arriscar mais, e que buscam em um curto período de tempo retornos maiores. Ele encara um risco de perda maior, sendo assim, ele deixa a segurança de lado com expectativa de receber um retorno condizente ao risco enfrentado a todo momento dentro do mercado financeiro.

Assim como em todas as coisas, há uma moderação. O investidor que possui o perfil do tipo moderado procura um equilíbrio entre características conservadoras e agressivas, desse modo, ele pode se proteger de um risco que apropria-se de outro. É o tipo de investidor que diversifica as suas aplicações, e investe parte do seu capital em Renda Fixa, para garantir a segurança, e parte em Renda Variável, buscando lucratividade maior.

Como diferenciar?

Dependendo dos objetivos de cada um, o perfil de risco se torna único e é totalmente dependente dos riscos que os investidores estão dispostos a correr, e daquilo que cada um busca, e isso varia conforme o perfil e propósito de cada pessoa. Dessa forma, antes de definir qual é o seu perfil, você pode examinar algumas variáveis que são importantes antes de começar a investir o seu dinheiro, como:

  • Valor do investimento
    É necessário que coloque no papel quanto você pode tirar do seu capital para investir. Não adianta nada pegar todos os seus ganhos mensais e investir, sendo que, você provavelmente precisará recuperar a grana para poder quitar as dívidas ou por qualquer outro motivo, e dependendo do tipo de aplicação realizada, isso poderá gerar perdas dependendo do mercado, caso você precise recuperar o dinheiro rapidamente. O ideal é que você invista parte do valor referente aos seus ganhos mensais, considerando todos os gastos que ainda terá que arcar, assim você conseguirá deixar o seu dinheiro aplicado por um bom tempo e conseguirá uma lucratividade melhor. Depois, é só buscar por aplicações que permitem o valor definido por você.
  • Prazo do investimento
    Qual data você definiu para que consiga cumprir sua meta? É de extrema relevância que você saiba desde o começo por quanto tempo você deve e pode deixar o dinheiro parado e investido alí. De acordo com seus objetivos, você deve analisar o tempo mínimo de investimento de cada aplicação, pois algumas estabelecem prazos para que o dinheiro possa ser recuperado.
  • Retorno do investimento
    Quanto maior for a rentabilidade que quiser atingir, maior o risco que vai ter que correr, e isso deverá ser definido conforme o seu perfil de investidor.

Vale ressaltar que seu perfil de investidor, sua estratégia e todos os objetivos de vida podem mudar há qualquer momento, visto que esse fator recebe influência direta da suas necessidades, então, esteja sempre ligado nisso para corrigir suas aplicações e mudar os seus investimentos caso seja necessário. O risco ao realizar investimentos todos correm, mas o mais arriscado deles é adiar as decisões na hora de investir o seu dinheiro.

Avalie o seu perfil e escolha a melhor opção de investimento e aquele que mais se encaixa no que você procura, não deixe para depois, comece a investir o seu dinheiro e a ter rendimentos maiores.

Considere todas as dicas e veja nossa matéria sobre parar de adiar suas decisões na hora de investir o seu capital, fique por dentro de tudo e acesse aqui.