Capitalização: descubra as desvantagens

Ao fazer uma capitalização existe uma série de desvantagens que não são informadas pelos bancos para que se consiga realizar a venda. A chance de ser sorteado, que é divulgada pelos bancos, na verdade é algo bastante difícil de acontecer. Além de que você pode acabar perdendo o dinheiro que investir ali. Não caia na conversa de que a capitalização é uma ótima forma de economizar.

Desvantagens que a capitalização apresenta

1- O rendimento é pequeno

Mesmo que o dinheiro seja retirado somente no final da capitalização, o rendimento obtido será menor do que se você tivesse colocado a mesma quantia na conta poupança, além de que o banco ainda pode cobrar um determinado valor pela administração. Na hora de sacar o dinheiro, você corre o risco de resgatar menos do que foi aplicado.

2- Existe um prazo para fazer o resgate do dinheiro

Ao realizar certos tipos de investimentos, como ocorre em algumas capitalizações, existe um período de tempo que o dinheiro deve ficar aplicado, conhecido como período de carência. Na maioria dos casos esse período é de 12 meses, o que significa que você não conseguirá resgatar o que foi aplicado antes do prazo, mesmo que seja em caso de emergência.

3- Você terá prejuízo se todo o dinheiro for resgatado antes do prazo final

Você poderá resgatar o valor aplicado logo que terminar o período de carência. Mas, como uma das principais desvantagens da capitalização, se o resgate for realizado antes de que termine o prazo de pagamento, o valor que será resgatado será menor do que o aplicado, ou seja, você terá prejuízo.

4- Pode ocorrer o cancelamento do seu título pelo banco

O banco pode cancelar a aplicação, caso você compre uma capitalização que é paga mensalmente, e deixe de paga-la. E como se você tivesse realizado um resgate antes da hora, antecipadamente, só receberá uma parte do que já foi pago.

5- Ao contrário do que o banco diz, é pequena a chance de ser sorteado

Pelo fato de que algumas capitalizações apresentam um número muito grande de participantes, a chance de que você sorteado é praticamente impossível.

Uma boa opção se você quer começar a investir, ao invés de títulos de capitalização, é apostar na tradicional poupança, que além de segura, faz o seu dinheiro render a cada mês.