Conheça a Taxa Selic e sobre investimentos

Diante de determinados fatores econômicos, cada tipo de investimento apresenta certa reação. Cada investimento trará um resultado diferente, pelo fato de que existem alguns que lucram com a queda dos juros, e em contrapartida, outros já rendem com a alta dos mesmos, ou através da inflação.

Exatamente por isso, na hora de escolher onde investir, uma avaliação deve ser realizada para escolher a melhor alternativa para garantir os ganhos, e fazer uma diversificação pode ser bem interessante. Ela poderá ser uma alternativa positiva para equilibrar os ganhos e trazer melhores resultados, uma vez que se ocorrer perda por um lado, devido ao cenário econômico, pode ocorrer ganho por outro.

Juros elevados

As taxas do mercado são influenciadas de forma direta e indireta pela Selic, que se trata da taxa básica de juros da economia. Além de interferir na lucratividade de alguns investimentos, ela afeta o planejamento financeiro na hora de consumir e pegar empréstimo.

A Renda Fixa se torna a melhor opção de investimento quando o cenário econômico é de alta dos juros. Podendo escolher assim algumas opções como as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA), títulos pós-fixados (LFTs) e o Certificado de Depósito Bancário (CDB).

Para escolher esse tipo de investimento é interessante analisar primeiro o perfil de investidos, além de levar em consideração o valor que será investido e também o prazo de investimento.

Para investimentos que serão realizados por prazos mais prolongados, o melhor e mais recomendado seria diversificar, colocando assim uma porcentagem do valor que será aplicado em renda variável, em ações. Tudo depende dos seus objetivos e metas, e também do prazo de investimento, além do seu perfil de investidor que influencia bastante na hora de escolher quando investimento deve ser feito.