Qual o seu objetivo?

Cada objetivo tem suas peculiaridades, seja ele, sair do aluguel e comprar sua própria casa, pagar a faculdade dos filhos ou fazer uma festa de formatura, e por isso os investimentos realizados para cada um deles devem ser avaliados de maneira diferenciada, lembrando da importância de alguns fatores primordiais, como o tempo e o valor que será necessário para alcançar o objetivo e a realizar o seu sonho.

De acordo com o objetivo estabelecido, o mais importante é escolher o modelo de investimento que mais se adequem a cada caso e com certeza, fazer um bom planejamento financeiro, afirmam os especialistas.

Fazer um investimento para cada objetivo

Confira aqui alguns sonhos comuns entre a população brasileira e como realizá-los da melhor maneira, fazendo o dinheiro crescer:

Casa própria– para a realização desse sonho, o mais indicado é que a maior parte do investimento seja feito em aplicações mais conservadoras, como por exemplo, em títulos públicos. E uma parte menor do dinheiro, cerca de 10%, pode ser colocada em renda variável.

Para aplicar o dinheiro em renda variável, o aconselhável é procurar ajuda especializada. Além de estar sempre de olho no que acontece dentro do mercado financeiro, para operar sozinho, através do homebroker, o investidor precisa compreender um pouco de análise gráfica e fundamentalista, além de que precisa estar muito bem organizado e preparado para isso.

Formatura– para a tão sonhada formatura, os especialistas destacam os fundos imobiliários, além dos títulos públicos, que são uma boa alternativa para o tempo de investimento preciso para o pagamento da formatura. Além do rendimento, que é calculado pelos aluguéis distribuídos, uma das coisas que chamam bastante atenção é que o investidor também lucra com a valorização do imóvel, que é negociada em bolsa. Para o investidor pessoa física, existe também várias vantagens tributárias, como isenção do pagamento do imposto de renda em alguns casos.

Faculdade dos filhos– assim como o sonho da casa própria, para pagar a faculdade dos filhos, é interessante aplicar em títulos públicos e também na renda variável. É sempre importante avaliar o tempo que se tem para investir, então quando menor o prazo, para evitar prejuízos e perdas, menor deve ser o investimento em renda variável.

O objetivo é que importa

É sempre importante que os investimentos estejam vinculados a um sonho ou objetivo, para que se consiga o resultado.

É preciso ter um objetivo, uma meta, um sonho a ser realizado, pois não se pode guardar dinheiro somente por guardar. É necessário avaliar o tipo de investimento que será ideal para a realização do seu sonho.