Saiba a diferença entre investir e gastar o seu dinheiro

O maior desafio que as pessoas encontram no momento de realizar um planejamento financeiro é alcançar o equilíbrio adequado e saber a real diferença entre gastos e investimentos. É importante que você saiba que existem coisas que por mais que pareça uma forma de investimento, pode acabar sendo nada mais que um grande gasto, e para te ajudar a tomar decisões positivas para o seu bolso e para a sua vida financeira vamos dar alguns exemplos.

Comprar um veículo

Quando você compra um veículo, seja ele novo ou usado, com o passar do tempo ele vai perdendo seu valor, o que é conhecido como depreciação, e tudo dependerá do estado de conservação em que ele se encontra. Sendo assim, se a sua intenção é comprar um carro para investir o seu dinheiro, repense sua decisão, pois um automóvel pode ser sinônimo de despesa e perca com o passar dos anos! Os gastos vão muito além da compra do veículo em sí, uma vez que você terá que arcar com diversas outras coisas como com documentação, manutenções, combustível e até mesmo com a contratação de um seguro para não ter medo na hora de sair com o seu automóvel.

Entretanto, existem determinadas situações em que a compra de um automóvel poderá ser um bom investimento, apesar de todos os gastos que surgirão. Para pessoas que trabalham com vendas e necessitam de um automóvel para realizar os seus serviços, é possível que mais produtos sejam oferecidos aos clientes, além de atendê-los com mais facilidade e de maneira prática. Em casos como esse a compra de um veículo pode ser um bom investimento, porque a qualidade dos serviços oferecidos poderá ser ainda melhor, o que permitirá uma maior lucratividade, apesar de todos os gastos que um carro poderá acarretar.

Isso também acontece com quem busca adquirir equipamentos eletrônicos como forma de investir no seu trabalho, e com tanta tecnologia utilizada ultimamente, pode ser um ótimo investimento para melhorar a produtividade e obter uma renda maior no final do mês.

Imóvel

Quando falamos sobre a compra de um imóvel, estamos falando sobre uma das formas de investimentos que você pode fazer. Mas é importante destacar que é válido uma atenção maior quando falamos da sua liquidez, que é extremamente baixa, o que significa que será necessário colocar o imóvel a venda para reaver o dinheiro investido, o que requer tempo. 

Quando o intuito é efetuar a compra de um imóvel para ser alugado, é importante lembrar que o seu retorno financeiro dependerá muito do inquilino. Sendo assim, se a pessoa que alugou o seu imóvel atrasar o pagamento do aluguel, descuidar da manutenção do imóvel ou deixar de cumprir com suas obrigações, você perderá dinheiro e possivelmente terá problemas que irão gerar dores de cabeça.

Já na compra da casa própria o investimento é certeiro, principalmente quando você busca adquirir um bem com grande potencial de valorização, mas é importante prestar muita atenção na estrutura do imóvel, a localização e demais serviços oferecidos.

Cursos de profissionalizantes 

Podemos sempre considerar a educação como um investimento, pois o dinheiro pago certamente dará retorno em algum momento da nossa vida.

O mesmo retorno vale para cursos profissionalizantes ou de aperfeiçoamento, entretanto é necessário ter atenção à escolha. Se você se inscrever em algum curso apenas por impulso, deixará de ser um investimento e poderá se tornar apenas um gasto, por isso é importante que você analise o que realmente quer para sua vida, e fazer um planejamento é fundamental para que você faça a escolha e investimento certo.

Roupas e calçados

Existem muitas pessoas extremamente consumistas que usam todo o seu dinheiro nesse setor que deve ser avaliado cautelosamente, até porque ter uma boa imagem é necessário, mas tudo deve ser feito com muita atenção.

A busca pelo emprego exige uma boa apresentação do seu visual, certo?! Mas isso não significa que você pode ter carta livre para adquirir dívidas em compras de dúzias de roupas, calçados e acessórios, que muitas vezes não são necessários.

É importante sempre buscar produtos com preços melhores, e se possível ofertas que poderão fazer com que você economize dinheiro, por isso sempre procure por peças básicas que lhe permita realizar combinações originais e sem gastar muito.

Existem escolhas que você poderá tomar que dependendo da forma como forem usadas poderão ser gastos ou investimentos, por isso é importante que você avalie como quer usar o seu dinheiro e use da melhor forma possível, de maneira que seja apenas um investimento, e não te traga gastos maiores.

Existem também outras formas de investir o seu dinheiro e ter uma lucratividade maior, através de investimentos que podem ser realizados em instituições financeiras de confiança e que podem fazer o seu dinheiro render de verdade, saiba mais sobre eles clicando aqui.