Qual o momento certo para investir o meu dinheiro?

Quando falamos sobre planejamento financeiro, muitos acreditam que basta apenas ter um orçamento bem equilibrado, manter as contas em dia, evitar dívidas e ter controle dos gastos no momento das compras. Todas essas atitudes são sim importantes e fundamentais para o bom andamento da sua vida financeira, entretanto, um planejamento financeiro consegue ir além e abordar outra temática, que são as formas de investir o seu dinheiro. Afinal de contas, todos nós queremos um dinheiro extra e ver o nosso dinheiro render, não é mesmo?!

Primeiro analise se você está realmente preparado para fazer os seus investimentos

Nem todas as pessoas estão realmente prontas e preparadas para começar a investir o seu dinheiro, e o motivo é que para fazer os investimentos é necessário seguir estratégias consistentes, mas muito claras, que só são possíveis quando o indivíduo apresenta a sua vida financeira estável.

É muito importante que antes de começar a realizar os investimentos você faça uma análise de como anda a sua vida financeira atualmente, e através do planejamento você conseguirá analisar se você realmente tem controle do seu dinheiro. Para te ajudar a verificar se esse é realmente o momento certo para começar a investir, veja essas perguntas e identifique qual a sua situação no final do mês:

  • Você fica louco para que o próximo pagamento caia logo na sua conta porque não tem mais dinheiro?
  • Você consegue pagar todas as suas contas e dívidas feitas, mesmo que com muito esforço?
  • Além de pagar todas as contas, conseguiu guardar certa quantia na poupança?

Se você acabou se encaixando nas duas primeiras opções, significa que ainda não está no momento certo para começar a investir, e precisa se preparar para isso. É necessário que você faça o planejamento da sua vida financeira para que tenha o equilíbrio dela, e para isso, é necessário fazer uma limpa no seu orçamento.

Está com dívidas?

Se ao final do mês você não consegue guardar parte do dinheiro que recebe, a sua situação financeira pede uma maior atenção. Se você estiver endividado, o ideal é que você comece cortando todos os gastos desnecessários, o que poderá fazer com que você junte dinheiro para realizar o pagamento das suas contas.

Você também pode procurar ajuda da sua família para que eles te ajudem na hora de tomar qualquer tipo de decisão que envolva a sua vida financeira. O primeiro passo é começar a elaborar estratégias para que os débitos em aberto sejam quitados o mais rápido possível, até porque enquanto existirem dívidas em aberto não será o momento certo para começar a fazer o investimento do seu dinheiro.

Praticamente todos os meses você fica com o orçamento apertado?

Mesmo que esteja sem dívidas, você ainda tem dificuldades para manter os pagamentos em dia? Caso essa seja a sua situação o corte dos gastos são essenciais, não sendo mais uma escolha que você pode tomar, até porque só reduzindo os gastos você conseguirá pagar as contas em dias e ainda guardar um dinheirinho.

É muito importante que você faça uma avaliação criteriosa de como anda a sua vida financeira e o seu dinheiro, e planeje para começar a cortar os gastos que ao são necessários na sua vida. Procure formas de guardar parte do seu salário, no início será mais difícil, mas comece aos poucos e vá fazendo isso todos os meses.

Equilíbrio, mas sem exagero

Mesmo que você não tenha dívidas e consiga manter o pagamento de todas as suas contas em dia, além de ter uma vida financeira mais tranqüila e estabilizada, não significa que você está pronto e no momento certo para investir.

Isso porque em caso de imprevistos e situações de urgência todo o seu controle financeiro pode ficar completamente abalado. Em situações como essa, vale a pena analisar seu orçamento para possíveis reajustes que permitam uma poupança regular no final de cada mês, e é sempre importante que você ainda tenha uma reserva para caso aconteça alguma situação inesperada.

É muito importante que o seu orçamento financeiro seja bem feito, pois assim não correrá o risco de um investimento virar uma grande despesa, além disso, se você está querendo que o seu dinheiro cresça com os investimentos que serão feitos, é importante que ele fique aplicado por determinado tampo para que ele tenha bons rendimentos. E algumas modalidades de investimentos estabelecem um tempo em que o dinheiro não poderá ser retirado, o que mostra ainda mais a necessidade de um bom planejamento de todos os seus gastos e da sua vida financeira.

Analise como anda a sua vida e qual a sua situação, assim saberá se realmente está na hora de começar a investir, e caso não esteja, comece a fazer as mudanças necessárias para a preparação, e fique pronto para fazer o seu dinheiro render!